Quando falar em público é um problema?


O Transtorno de Ansiedade Social também é conhecido como fobia social e é um dos transtornos de ansiedade mais comum, e o terceiro mais prevalente entre os transtornos mentais.


A quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais aponta que indivíduos com TAS(transtorno de ansiedade social) manifestam um medo excessivo e persistente de uma ou mais situações sociais ou de desempenho.


Ou seja, é comum que essas pessoas tenham medo de falar em público por exemplo, ou de manter uma conversa com determinados grupos de pessoas. Pode ser que a pessoa fique confortável na família ou com um amigo, mas quando está em contato com outras pessoas prefere evitar.


O medo da opinião das pessoas e de possíveis constrangimentos que possa vivenciar aumenta ainda mais o sofrimento.


O indivíduo sofre em 3 momentos. Antes do evento (apresentar um trabalho por exemplo) que imagina que será catastrófico. Sofre durante o evento, e após o evento com as ruminações pós-evento.


Possíveis causas do transtorno: fatores genéticos, fatores neurológicos, timidez na infância, maus-tratos e experiências traumáticas.


O TAS comumente inicia-se na infância, mas por vezes ñ é percebido como um problema. Fato que justifica o aparecimento de outros quadros clínicos em comorbidade com o TAS, como o Transtorno de Pânico, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Fobia Específica, Depressão.


O diagnóstico ñ é fácil por ser próximo do Transtorno de Personalidade Evitativa, já que os sintomas são semelhantes. Mas em ambas as situações a avaliação do profissional vai ajudar o paciente a conviver com menos prejuízo.


Pesquisadores apontam a efetividade da abordagem Cognitivo Comportamental no Transtorno de Ansiedade Social.



Se você também sofre em situações que precisa relacionar e comunicar perante outras pessoas, saiba que há tratamento!

4 visualizações

Responsável técnico:

Mara F. F. Pita

CRP:04/35.171

Links Relacionados:

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Todos os direitos Reservados

Atendimento Presencial em

São José do Rio Preto

São Paulo

Brasil

Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.