O que significa dizer "saúde mental como propósito de vida?"



Quando falamos de saúde logo imaginamos o nosso corpo "funcionando adequadamente". Mas não aprofundamos nossos pensamentos sobre como seria isso. Pois bem, o funcionamento biológico dos nossos órgãos é vital, incluindo aqui o nosso cérebro. É o órgão responsável por coordenar o corpo, pelos nossos pensamentos, pelo aprendizado, por gerar nossas emoções. E nós humanos, temos uma capacidade extra que é refletir, ou seja, pensar sobre nossos pensamentos, comportamentos e emoções. Nós conseguimos nos questionar e nos julgar. Isso é maravilhoso! E por vezes nos adoece também.

Isso porque nossa saúde além de depender de fatores biológicos, também depende de fatores sociais. Justamente porque somos seres que precisam interagir para sobreviver. E essa interação acontece também nessa via dos pensamentos e emoções, e vou explicar. Esse julgamento que vamos fazendo de nós e dos outros desde a nossa infância vai formando nossas percepção sobre quem somos. É através dos relacionamentos familiares e com os amigos na escola, que vamos formando nosso autoconceito e é através dessa troca de emoções que vamos nos sentindo mais amados e seguros ou não. E a medida que o tempo vai passando, aumenta também o nosso contato com experiências que nós trazem êxito ou não. Nosso repertório de situações difíceis vai aumentando, e a nossa resposta diante de cada situação vai fortalecendo ou não, a nossa autoestima.

Porque tanto "ou não? " rsrs Justamente pra enfatizar que não é tão simples nos mantermos saudáveis diante das circunstâncias. Para lembrar que faríamos nossas respostas, e por vezes podemos reagir com facilidade e outras vezes com dificuldades diante das situações do cotidiano. E isso é natural! Cada um de nós recebeu o afeto de uma maneira. Cada um viveu suas experiências de vida, algumas traumáticas inclusive. Cada um encontrou recursos psicológicos para ser quem é.

Portanto, percebemos que além dos fatores biológicos e sociais, os fatores psicológicos também interferem em nosso bem-estar. E por isso pensar em saúde mental significa pensar na busca por uma saúde integral, que envolve fatores biológicos, sociais e psicológicos. É olhar para o ser humano como um todo! Entender que estar saudável é um desafio em um mundo cheio de adversidades e com toda nossa complexidade, mas é possível!!! É possível olhar pra sua vida e perceber que se sentir bem é um propósito pessoal. E que isso não significa que você vai deixar de ter problemas. Mas que vai cuidar de si para que esteja com recursos psicológicos que te ajudem a suportar e enfrentar os desafios.

A vida é movimento e somos convidados a fazer um movimento de olhar pra dentro também! As situações mudam, nossas reações mudam, e sim, nós mudamos também! E pode ser pra melhor! A psicoterapia pode ser uma alternativa pra te ajudar a olhar pra si.


Um abraço!


16 visualizações

Responsável técnico:

Mara F. F. Pita

CRP:04/35.171

Links Relacionados:

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Todos os direitos Reservados

Atendimento Presencial em

São José do Rio Preto

São Paulo

Brasil

Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.