Compreendendo minhas emoções e sentimentos

Atualizado: Jun 10

Falar de emoções não é tão comum quanto deveria. Muita gente se confunde ao dizer o que pensa achando que tá falando o que sente.

Importante saber sobre as EMOÇÕES:


Nosso cérebro vêm sofrendo alterações desde a evolução da espécie humana e isso interfere na forma como conhecemos nossas emoções e nos conhecemos.


Todos os sentimentos e emoções tem papel biológico. Por isso todas as emoções são importantes!


As agradáveis e desagradáveis também!

Todas as emoções auxiliam nosso comportamento de sobrevivência.


Alegria , Raiva, Tristeza, Medo, Nojo ou Repugnância são NORMAIS e COMUNS!


Identificar e nomear para compreender o que está acontecendo com você.


ALEGRIA: Expectativa de sensações prazerosas,resposta depois de determinado prazer,também é uma reação quando nos sentimos empolgados, aliviados, e quando temos um bom autoconceito(por exemplo, quando somos elogiados).


TRISTEZA: É uma resposta emocional à perdas (oportunidades, saúde, pessoas) , acompanha sentimentos de desesperança e desânimo. É uma resposta imediata a situações desagradáveis mas pode tornar-se um sentimento duradouro que perdura por dias, podendo aparecer como um sinal de depressão, quando persistente.


RAIVA: Emoção de resposta à situações que geram Frustração(pessoas, ameaças físicas, resultados). Pode ser expressa através de agressão verbal e física. Violações contra seus valores morais também causam raiva.Pode ser considerada uma emoção perigosa pelas consequências que pode gerar a pessoa que sente e a pessoa a que se destina a raiva, quando não há o controle da emoção. No entanto pode ser uma emoção útil e que dispara comportamento mais assertivo, quando dirigida para um propósito.


MEDO: Resposta imediata à situações de ameaça ou perigo (físico ou psicológico). Independente da ameaça ser real ou imaginária. Prepara o corpo para se proteger, seja para lutar ou fugir da ameaça. Está próximo da ansiedade, que é ativada pelo medo, porém a ansiedade está concentrada nas ameaças futuras.



O corpo utiliza as Emoções para expressar!

VOCÊ SABIA?

As expressões faciais são universais (brasileiros,africanos,europeus...)


Mas a maneira que é interpretada e a reação de resposta às emoções é particular e distinta. Você pode sentir no seu corpo o medo de formas diferentes dependendo da situação. E também

pode sentir que a sua sensação de medo é diferente de outra pessoa.


As emoções geram comportamentos. As emoções norteiam condutas, estão presentes nas escolhas, são decisivas na expressão de necessidade ou desejo, possibilitam uma forma eficiente de comunicação entre os indivíduos .



Nem sempre aprendemos nomear o que estamos sentindo.E também nem sempre aprendemos entender o porquê e como nos expressar.Temos muito assunto pra entender melhor...mas esse foi um resumo pra te ajudar entender sobre suas emoções.Importante dar atenção pra essa resposta natural que temos, e que interfere diretamente em nossos relacionamentos , em nossa qualidade de vida, em nossa saúde mental.


VOCÊ JÁ REPAROU que as emoções costumam ser os primeiros sinais pra você perceber que não está muito bem?!

.

Como está se sentindo hoje? Fique de olho!Se cuide!


15 visualizações

Responsável técnico:

Mara F. F. Pita

CRP:04/35.171

Links Relacionados:

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Todos os direitos Reservados

Atendimento Presencial em

São José do Rio Preto

São Paulo

Brasil

Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.